quinta-feira, 23 de maio de 2013

Uma reflexão a família de PM para PM.

MENSAGEM BÍBLICA

Texto Bíblico: 2 Crônicas 33:21-25 e 34:1-2
Tema: Josias: “Um exemplo de vida”  
Introdução
           Josias é um dos grandes reis de Judá, o reino do Sul. Seu nome significa “Iah concede” ou “Dado pelo Senhor”. Seu nascimento foi predito trezentos anos antes, com seu nome citado, em 1 Reis 13.2. Filho de Amom, um rei ímpio. Neto de Manassés, o pior rei de Judá. Mostra que caráter e moral não são genéticos, mas decididos pela pessoa. Cada pessoa traça seu caminho, faz suas opções e é responsável por elas. Liderou um grande avivamento em Jerusalém, a capital, e em Judá, o país. Sua morte foi uma comoção nacional: 2 Crônicas 35.24-27. O que Josias nos ensina?
1. Que podemos ser grandes mesmo sem apoio da família
Ficou órfão aos 8 anos. O pai foi ruim; o avô, péssimo, parricida, feiticeiro, agoureiro, idólatra, etc. como falamos no domingo passado, o pior homem da Bíblia. Sem apoio espiritual exemplar da família. Seu nome significa “Iah sustenta”. Iahweh foi seu sustento.
Cabe aqui o Salmo 27.10 “Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me acolherá”. É conveniente culparmos os outros pelos nossos fracassos. O homem nunca quer reconhecer seus erros e sempre busca um bode expiatório, ou seja, só os outros é que estão errados. Mas nós fazemos a nossa vida.
É possível ser um grande servo de Deus mesmo num ambiente adverso, isto é, podemos brilhar mesmo dentro de uma família idólatra, pecadora, indiferente e que não goste de crente! Assim fizeram também Daniel e seus amigos na Babilônia. Josias decidiu que ia ser fiel a Deus: 2 Crônicas 34.2. Nós podemos fazer as coisas certas mesmo sem apoio.

2. Que o caráter de uma mãe vale muito para um filho mesmo quando o pai não presta.
Sem meias palavras: o pai e o avô de Josias foram calamitosos. Mas sua mãe se chamava Jedida (2Rs 22.1-2). Significa “amada de Iah”. Em Reis, logo após a apresentação de sua mãe vem a descrição de seu caráter. Estava ligado à fé materna e não à ganância do pai. A mãe cristã é responsável pela formação do caráter de seus filhos. Em Provérbios 14: 1 “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola com as próprias mãos a derriba.
O problema dos dias atuais, é que muitas mulheres não estão agindo com sabedoria com seus maridos e filhos. Não estão orando por eles, não jejuam por eles.
A família vive uma crise porque as mães estão transferindo a educação cristã familiar para a escola, para os professores e mestres, para o Estado e por isso o caráter dos nossos jovens não estão sendo marcados pela Palavra de Deus.
Os pais não devem falhar! Ajudará mais aos filhos. Mas o valor de uma mãe piedosa não pode ser ignorado: 2 Timóteo 1.5 “Pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti.” Pv. 22:6.

3. Que o tempo de buscar a deus é na juventude
Teve uma profunda conversão aos 16 anos e com 20 anos liderou um avivamento em Judá (2Cr 34.3) “Começou a buscar o Deus de Davi”. É desalentadora a futilidade de tantos jovens crentes! E é desorientada a igreja que acha que vai atrair jovens lhes dando o que mundo dá. Seu avivamento foi tão forte que passou para o apóstata reino do Norte, Israel (2Cr 34.6-7).
Aos 20 anos ele marcou dois países com sua fé. Josias nos dá um grande exemplo de vida com Deus, principalmente aos jovens! Muitos jovens hoje querem curtir as baladas, o Marafolia, o Sanfolia, o Lava-prato, o Forró fest, os giros pela cidade e se esquecem de que um dia terão que prestar contas diante de Deus de todas as coisas que fazem.
O tempo de servir a Deus é agora e quanto mais jovem melhor, pois é na primavera da vida que temos força e vigor para servir! Precisamos fazer a diferença neste mundo em trevas.
Precisamos assim como Josias marcar o mundo com a nossa fé em Cristo! Que os jovens pensem em Eclesiastes 11.9-10 e 12.1. Is. 55:6,7; Rm. 1:16

4. Que a maturidade é tempo de servir a deus
Com 26 anos mandou restaurar o templo, destruído por seu avô e por seu pai (2Cr 34.8). O tempo não o enfraqueceu. Josias serviu a Deus na juventude e não se afastou do Senhor na maturidade, ou seja, quando mais velho. Ele permaneceu fiel a Deus com o passar dos anos. Ouviu a leitura do livro (Deuteronômio) achado nas ruínas do templo, se humilhou: 2 Crônicas 34.18-21.
O rei ficou humilhado e chocado ao perceber que sua vida e a do povo haviam permanecido tão longe do modelo prescrito pela Lei de Deus. Com grande desejo de acertar as contas com Deus, mostrou os frutos de seu arrependimento e da sua fé, pela obediência e pelas obras. É bom lembrar-se de Deus na juventude e ficar com ele na maturidade. Sua espiritualidade continuou: 2 Crônicas 34.29-33. Hoje é dia de você fazer aliança com Deus. Hoje é dia de você acertar sua vida com Deus. Arrepender-se dos seus erros, dos seus pecados, das falhas que você tem cometido e voltar-se para Deus.

Conclusão
Josias é uma lição de vida. Assumiu o reinado como criança, numa época de violência e de terror. Por toda a vida mostrou uma fidelidade impressionante a Deus. Como há homens chamados Josias em nossas igrejas! Homens fiéis em seu andar com o Senhor, que nos ensinam com suas vidas e seus exemplos. Este é um tributo do fiel: ter bom nome.
Em 2 Crônicas 34:33 “Enquanto ele viveu, não se desviaram de seguir o SENHOR, Deus de seus pais”. Judas arruinou um nome tão bonito! Saulo recuperou o nome que Saul perdeu. Levante seu nome! Faça sua história com Deus! Faça um compromisso com Deus nesta noite de servi-lo pro resto de sua vida. Amém!

Por: Pr. Robson Santos de Jesus - Policial Militar do 6º BPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário